“A única luta que se perde é a que se abandona”

Hebe Bonafini, Madres de la Plaza de Mayo

20 maio 2010

CIDADE SUBMERSA . Impulso Coletivo

Enfim estrearemos nossa primeira peça. Após dois anos de processo de pesquisa, envolvimento com a comunidade da Vila Itororó e muito trabalho, temos o prazer de convidá-los para compartilharmos desse momento tão especial.

O espetáculo Cidade Submersa nasceu em decorrência do Projeto Desassossego, suas outras memórias, que teve início há dois anos quando surgiu o interesse do grupo em montar um espetáculo. As primeiras indagações que surgiram entorno do tema foram nos levando a pensar as relações entre a cidade e a memória, como os processos de crescimento urbano se sobrepuseram e continuam enfraquecendo a relação dos habitantes com os espaços e as histórias da cidade.

Acreditamos na necessidade de todos se relacionarem com essas memórias, compartilhando e convivendo com ela no cotidiano e não de forma distanciada ou monumentalizada. Foi nessa perspectiva que nosso encontro com a Vila Itororó, vila histórica da década de 20, localizada no Bairro de Bela Vista, e atualmente habitada por cerca de 75 famílias, potencializou a discussão sobre o tema escolhido, pois é um exemplo de lugar que vem sofrendo um processo de abandono e descaracterização, e negligência do poder público.

Em meio a todos estes estímulos, criamos Cidade Submersa, resultado das inquietações e da busca de refazer caminhos e traçados em processo avançado de esquecimento.

A estréia será dia 23 de Maio, neste domingo às 20h30 na Casa das Caldeiras

Av. Francisco Matarazzo, 2000 – Barra Funda

A entrada é gratuita e aberta a todas as idades.

Informações (11) 3873-6696

Esperamos encontrá-los!

Abraços

Jorge Peloso

Diretor IMPULSO Coletivo

http://www.tvcultura.com.br/metropolis/blog/26372

Peça "Cidade Submersa" em cartaz na Casa das Caldeiras

Clique no título acima, para ver a matéria no site do "METRÓPOLIS"


Entra em cartaz no próximo domingo, 23, o espetáculo “Cidade Submersa”, da Companhia Impulso Coletivo. A temporada segue até 15 de junho, com apresentações aos domingos e segundas, na Casa das Caldeiras, em São Paulo. A entrada é gratuita.

O Projeto “Cidade Submersa” teve início em 2007, quando a Cia partiu para uma pesquisa sobre “desmemorização”, ou a perda de importância e o significado da memória.

A peça conta a história de Eliseu e Virgílio, dois personagens idosos e amigos de infância, que acabaram de se reencontrar depois de muito tempo sem se ver. Eliseu sofre de Alzheimer e hoje vive num asilo. A visita de seu amigo faz com que relembrem e reflitam sobre o lugar onde cresceram, que vem sofrendo grandes transformações.

Para reencontrar este local guardado na memória, saem pela cidade se confrontando com suas contradições e mudanças. Ao se depararem com este lugar, (des) caracterizado pelas novas construções e dinâmicas sociais, procurarão estabelecer uma outra forma de se viver na cidade.

O projeto conta com a direção de Jorge Peloso e Marília Amorim

“Cidade Submersa” de 23 de maio à 15 de Junho
domingo às 20h30 e segundas às 20h

Casa das Caldeiras
Av. Francisco Matarazzo, 2000 – Barra Funda

Ingressos gratuitos
Informações (11) 3873-6696