“A única luta que se perde é a que se abandona”

Hebe Bonafini, Madres de la Plaza de Mayo

16 dezembro 2009

Vila Itororó apresenta a negociações com a SEHAB

Consideração a reunião realizada no dia 30 de novembro do presente ano, entre a Associação de Moradores e Amigos da Vila Itororó (AMAVILA) e o Secretário de Habitação, Elton Santa Fé Zacarias, a Superintendente de Habitação, HelisaBeth França e o Diretor do Habi-Centro, Alonso Lopes, na presença do Vereador Chico Macena, a AMAVILA, vem por meio deste, expressar o interesse na continuidade das negociações em torno da Vila Itororó.

Neste sentido, vale dizer alguns pontos que devem ser considerados nas negociações:

(a) A possibilidade de suspender a execução do mandato de imissão na posse por parte da Fazenda Estadual (processo de desapropriação n° 07.134155-9 – 1° Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo), garantindo aos moradores da Vila Itororó que somente serão retirados de suas residências, na certeza do oferecimento de moradia que atenda as exigências dos moradores. Em contrapartida, os moradores permitiriam a entrada dos arquitetos, nomeados pelo Município, para a realização das eventuais perícias que sejam necessárias a elaboração do projeto de restauração da Vila Itororó.

(b) O Acesso a maiores informações sobre os empreendimentos do CDHU em relação aos prédios da Rua Conde de São Joaquim. Na hipótese, de tais prédios estarem destinada ao atendimento habitacional dos moradores da Vila, a AMAVILA gostaria de ver demonstrado tal destinação.

(c) A garantia que todos os moradores sejam atendidos pela CDHU e, como já exposto, assegurar que somente serão retirados de suas resistências na Vila Itororó quando tiveram sobre o seu domínio a propriedade de outro imóvel. Considerando que o gasto público é menor se os moradores forem mantidos na Vila Itororó enquanto o Projeto de Recuperação da Vila está sendo formulado.

Por fim, reitera-se, o interesse dos moradores, representados pela AMAVILA, na continuidade das negociações, já sinalizando para uma próxima reunião o mais breve possível.